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Dicas e benefícios: filtro de teste A/B
Dicas e benefícios: filtro de teste A/B

Potencialize e ajuste sua estratégia de fidelidade comparando seus prêmios e campanhas.

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Escrito por Felipe
Atualizado há mais de uma semana

O que é? 🔮

O filtro de teste A/B Fidelizi possibilita a comparação do desempenho entre duas campanhas/prêmios semelhantes, proporcionando uma compreensão mais aprofundada dos resultados de performance obtidos.

Neste artigo, apresentaremos dicas de uso e os benefícios desta ferramenta excepcional, como:

  1. Teste de variação de oferta

  2. Segmentação de público

  3. Personalização de campanhas

Para obter mais informações sobre a utilização do filtro, consulte nosso outro artigo.


1. Teste de variação de oferta

Essa estratégia é ideal para ajustar as premiações em toda a configuração do seu programa de fidelidade, destacando, sobretudo, a otimização da reciprocidade associada ao seu "prêmio surpresa", também conhecido como "prêmio de boas-vindas".

Entenda a reciprocidade do seu prêmio como a capacidade de instigar seus clientes a retribuir a generosidade (prêmio) oferecida. 🎁

O "prêmio surpresa" representa uma das iscas mais valiosas do seu negócio para transformar clientes de primeira visita em clientes recorrentes. Alinhado ao gatilho mental da reciprocidade, esse prêmio pode inclinar os clientes a se sentirem mais propensos a realizar compras repetidas com você.

Lembre-se de que aproximadamente 60% dos consumidores não retornam para uma segunda compra. Quantas vezes você já esteve em um estabelecimento que considerou fantástico, jurou que voltaria, mas nunca o fez?

É por isso que o "prêmio surpresa" desempenha um papel crucial para o seu negócio. No entanto, não é suficiente ter um "prêmio de boas-vindas" esperando pelos seus clientes; esse prêmio precisa ser tão atrativo a ponto de fazê-los desejar retornar.

  • Analise o seu prêmio surpresa:

    Inicie a utilização do filtro A/B com o seu prêmio de boas-vindas. Para ilustrar, tomaremos como exemplo um restaurante de comida japonesa, que opera exclusivamente no formato à la carte.

    A estratégia adotada consiste na criação de dois prêmios de boas-vindas distintos, direcionados a dois públicos diferentes:

1. Ordem de cadastro na base - Par

Prêmio A = 1 porção de hot roll (6 unid.) GRÁTIS na próxima visita

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2. Ordem de cadastro na base - Ímpar

Prêmio B = 1 sobremesa GRÁTIS na próxima visita

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O objetivo do teste é determinar qual tipo de prêmio exerce maior influência nos clientes: os pratos principais ou as sobremesas. Após identificar o prêmio com melhor desempenho (com maior número de resgates), a estratégia bem-sucedida pode ser replicada para o público da campanha semelhante.

E o desempenho pode ser consultado a qualquer momento pelo painel Fidelizi:

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O teste A/B desempenha um papel fundamental em quatro aspectos chave:

  • Primeiro, possibilita melhorias contínuas em campanhas ao comparar duas versões (A e B) para identificar a mais eficaz.

  • Em segundo lugar, ajuda a ajustar prêmios usando o 'Paradoxo da Reciprocidade', encontrando um equilíbrio entre generosidade e eficiência.

  • Terceiro, permite personalização com base nas preferências dos clientes para aumentar a resposta positiva.

  • Por fim, reduz riscos ao fornecer dados reais e mensuráveis, economizando tempo e recursos a longo prazo.


É possível realizar outros testes dessa natureza?

Sim, existem inúmeras possibilidades no Fidelizi, ao combinar o filtro de teste A/B com outras características da sua base de clientes.

Para obter informações detalhadas sobre as segmentações disponíveis no seu painel, consulte nosso artigo.

Veja o exemplo abaixo com a combinação do teste A/B e o critério de gênero:

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2. Segmentação de público

Outra tática que pode ser facilmente empregada por negócios com mais de um turno é a segmentação dos prêmios com base no horário de visita dos clientes.

Imagine um restaurante que opera durante o almoço e o jantar. Enquanto o primeiro turno costuma ter a casa cheia, o segundo geralmente não atinge toda a capacidade do estabelecimento. Uma estratégia para contornar esse cenário e criar mais oportunidades de casa cheia durante as noites é a implementação de um prêmio surpresa segmentado para os clientes do segundo turno.

Veja um exemplo de prêmio para esse objetivo:

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As possibilidades de segmentação com o filtro A/B são diversas:

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3. Personalização de campanhas

Até aqui, já conseguimos compreender a lógica por trás das estratégias com a utilização do teste A/B: seu foco principal na comparação de desempenho de elementos semelhantes.

E é justamente esse poder de análise que torna a sua aplicação tão impactante para o seu negócio. É um passo além dos achismos, um acerto preciso em dados mensuráveis que impulsionarão seus resultados.

E não poderia ser diferente quando falamos de campanhas. Independente do canal utilizado, você pode analisar quais campanhas performaram melhor. Apenas lembre-se de sempre criar dois modelos separados: A e B.


É possível utilizar o filtro sem a necessidade de um prêmio ou campanha semelhante?

Sim, é possível. Esta ferramenta pode ser empregada para promover ações específicas para um público-alvo do seu negócio, sem a intenção de comparar o desempenho em relação a campanhas similares.

Tomemos como exemplo um parceiro cujo negócio é um bar, oferecendo uma ampla variedade de bebidas e petiscos. Nos finais de semana, é certo que a casa esteja cheia; no entanto, durante a semana, a situação é diferente, e é necessário criar uma estratégia para incentivar o retorno dos clientes que frequentam o estabelecimento nesses dias.

Vejamos o prêmio surpresa utilizado para criar novas oportunidades neste negócio.

1. Cadastro durante a semana (De Segunda à Sexta)

Prêmio A = 1 Caipirinha GRÁTIS!

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Perceba a versatilidade da ferramenta de Teste A/B para alcançar os mais diversos objetivos do seu negócio e comece a usá-la hoje mesmo!

A equipe de Sucesso do Cliente Fidelizi está pronta para auxiliar na implementação de um teste A/B personalizado em sua campanha de boas-vindas. 💜

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