Artigos sobre: Painel Meu Fidelizi

Modelos de piloto automático

Modelos de piloto automático


Saiba quais são os principais tipos de automação do seu Fidelizi.


O que é?

Os pilotos automáticos são e-mails de disparo dinâmico (fluxo contínuo) para seus clientes. Dessa forma o envio é feito automaticamente e de acordo com as regras definidas para o disparo.

Para tornar o seu dia a dia ainda mais prático, o Fidelizi conta com os principais modelos desse tipo de campanha já prontos para uso.


Modelos de piloto automático 🪄

Para um haja um bom fluxo de relacionamento com sua base de clientes, o seu Fidelizi conta com oito tipos diferentes de pilotos automáticos, que são:


  1. Boas-vindas:Esse é um e-mail de agradecimento e boas-vindas aos novos clientes cadastrados. Com essa campanha você reafirma o posicionamento da sua marca, além de divulgar o programa de fidelidade do seu negócio. Aposte na utilização de prêmios para tornar sua campanha ainda mais atrativa.
  2. Aniversário:O piloto de aniversário irá lembrar automaticamente de todos os seus clientes aniversariantes, os parabenizando e premiando. Essa é uma oportunidade incrível para gerar mais conexão com sua base de clientes, além de ser uma grande possibilidade para aumentar sua receita. Esteja atento para configurar prêmios bem estratégicos.
  3. Inatividade curta:O e-mail de inatividade curta inicia o funil de recuperação dos seus clientes. Com ele, temos a oportunidade de trazer de volta os clientes ausentes do seu negócio em um período de tempo mais curto (o prazo irá depender do seu segmento de atuação). É muito importante que essa campanha seja muito atrativa e com premiações estratégicas.
  4. Inatividade média:Esse piloto automático segue a estratégia das campanhas de recuperação de clientes. Seu diferencial está no período determinado como regra de disparo (envio), que deve ser intermediário (maior que o de inatividade curta e menor que o de inatividade longa). Também deve-se usar premiações atrativas e capazes de trazer clientes ausentes novamente ao seu negócio.
  5. Inatividade longa:Essa pode ser considerada a última etapa do funil de recuperação de clientes ausentes. O piloto automático de inatividade longa terá como regra de disparo o maior período entre a ausência do cliente e o envio das campanhas de recuperação. O e-mail buscará trazer de volta clientes que não foram convertidos nas etapas de inatividade curta e média e, por isso, requer um prêmio ainda mais atrativo que os das duas primeiras campanhas.
  6. NPS promotor:Esse piloto automático tem o objetivo de agradecer seus clientes que responderam positivamente à sua pesquisa de satisfação, também chamada de NPS. Essa pesquisa fica habilitada no totem Fidelizi e seu intervalo, por padrão, é de 90 dias. O e-mail é enviado a todos os clientes que deram uma nota entre 9 e 10 e que, dessa forma, possuem a intenção indicar (promover) o seu negócio. Normalmente essa campanha é enviada junto a uma oferta de indicação. Para saber mais sobre essa estratégia, clique aqui.
  7. NPS neutro:A automação de NPS neutro será encaminhada para todos os seus clientes que responderam à pesquisa de NPS com notas entre 6 a 8. O objetivo da campanha é entender se houve algum ponto de frustração/atrito na experiência desses clientes e posicionar sua marca frente à qualquer eventualidade. Também é aconselhável oferecer uma premiação atrativa nessa campanha.
  8. NPS detrator:A campanha de NPS detrator será encaminhada para todos os seus clientes que responderam à pesquisa de NPS com notas entre 0 a 5. O objetivo desse piloto automático é reverter e entender qualquer evento que tenha prejudicado a experiência desse grupo de clientes, com potencial detrator ao seu negócio. Nesse caso é aconselhável utilizar uma premiação estratégica e atrativa como benefício.



ATENÇÃO: esses são os modelos prontos para uso da ferramenta pilotos automáticos. Novas campanhas poderão ser criadas (a depender do plano) com diferentes objetivos e regras de envio.


Por quê?✨

Nutrir um bom relacionamento com seus clientes é muito importante para o sucesso do seu negócio. E a ferramenta de pilotos automáticos pode te ajudar; tornando o seu negócio mais inovador e visto como líder de mercado.


Pense em como a sua marca causará impacto nos seus consumidores, deixando de ser apenas mais uma.


Estabeleça uma agenda de comunicação eficiente e seja amado pelos seus clientes.

Atualizado em: 29/09/2025