Modelos de piloto automático
Modelos de piloto automático
Saiba quais são os principais tipos de automação do seu Fidelizi.
O que é?
Os pilotos automáticos são e-mails de disparo dinâmico (fluxo contínuo) para seus clientes. Dessa forma o envio é feito automaticamente e de acordo com as regras definidas para o disparo.
Para tornar o seu dia a dia ainda mais prático, o Fidelizi conta com os principais modelos desse tipo de campanha já prontos para uso.
Modelos de piloto automático 🪄
Para um haja um bom fluxo de relacionamento com sua base de clientes, o seu Fidelizi conta com oito tipos diferentes de pilotos automáticos, que são:
- Boas-vindas:Esse é um e-mail de agradecimento e boas-vindas aos novos clientes cadastrados. Com essa campanha você reafirma o posicionamento da sua marca, além de divulgar o programa de fidelidade do seu negócio. Aposte na utilização de prêmios para tornar sua campanha ainda mais atrativa.
- Aniversário:O piloto de aniversário irá lembrar automaticamente de todos os seus clientes aniversariantes, os parabenizando e premiando. Essa é uma oportunidade incrível para gerar mais conexão com sua base de clientes, além de ser uma grande possibilidade para aumentar sua receita. Esteja atento para configurar prêmios bem estratégicos.
- Inatividade curta:O e-mail de inatividade curta inicia o funil de recuperação dos seus clientes. Com ele, temos a oportunidade de trazer de volta os clientes ausentes do seu negócio em um período de tempo mais curto (o prazo irá depender do seu segmento de atuação). É muito importante que essa campanha seja muito atrativa e com premiações estratégicas.
- Inatividade média:Esse piloto automático segue a estratégia das campanhas de recuperação de clientes. Seu diferencial está no período determinado como regra de disparo (envio), que deve ser intermediário (maior que o de inatividade curta e menor que o de inatividade longa). Também deve-se usar premiações atrativas e capazes de trazer clientes ausentes novamente ao seu negócio.
- Inatividade longa:Essa pode ser considerada a última etapa do funil de recuperação de clientes ausentes. O piloto automático de inatividade longa terá como regra de disparo o maior período entre a ausência do cliente e o envio das campanhas de recuperação. O e-mail buscará trazer de volta clientes que não foram convertidos nas etapas de inatividade curta e média e, por isso, requer um prêmio ainda mais atrativo que os das duas primeiras campanhas.
- NPS promotor:Esse piloto automático tem o objetivo de agradecer seus clientes que responderam positivamente à sua pesquisa de satisfação, também chamada de NPS. Essa pesquisa fica habilitada no totem Fidelizi e seu intervalo, por padrão, é de 90 dias. O e-mail é enviado a todos os clientes que deram uma nota entre 9 e 10 e que, dessa forma, possuem a intenção indicar (promover) o seu negócio. Normalmente essa campanha é enviada junto a uma oferta de indicação. Para saber mais sobre essa estratégia, clique aqui.
- NPS neutro:A automação de NPS neutro será encaminhada para todos os seus clientes que responderam à pesquisa de NPS com notas entre 6 a 8. O objetivo da campanha é entender se houve algum ponto de frustração/atrito na experiência desses clientes e posicionar sua marca frente à qualquer eventualidade. Também é aconselhável oferecer uma premiação atrativa nessa campanha.
- NPS detrator:A campanha de NPS detrator será encaminhada para todos os seus clientes que responderam à pesquisa de NPS com notas entre 0 a 5. O objetivo desse piloto automático é reverter e entender qualquer evento que tenha prejudicado a experiência desse grupo de clientes, com potencial detrator ao seu negócio. Nesse caso é aconselhável utilizar uma premiação estratégica e atrativa como benefício.
Por quê?✨
Nutrir um bom relacionamento com seus clientes é muito importante para o sucesso do seu negócio. E a ferramenta de pilotos automáticos pode te ajudar; tornando o seu negócio mais inovador e visto como líder de mercado.
Pense em como a sua marca causará impacto nos seus consumidores, deixando de ser apenas mais uma.
Estabeleça uma agenda de comunicação eficiente e seja amado pelos seus clientes.
Atualizado em: 29/09/2025