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Inatividade

Saiba o que é a inatividade de clientes e como ela pode afetar o seu negócio.

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Escrito por Felipe
Atualizado há mais de uma semana

O que é? 🔮

Um cliente inativo é aquele que deixou de realizar compras de forma recorrente no seu negócio.

Essa é a categoria de clientes que as estratégias de recuperação do seu Fidelizi buscam reconquistar. Afinal, negócios prósperos não se sustentam apenas com a aquisição de novos clientes. A fidelização se revela como o segredo para alcançar resultados consistentes e bem-sucedidos.

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Neste artigo, você descobrirá:

  1. Como identificar os clientes inativos do seu negócio

  2. Criar uma segmentação com um período de inatividade customizado e

  3. Compreenderá a importância de recuperar essa parcela de clientes.


1. Identificando clientes inativos 🔎

  1. Acesse o seu painel Fidelizi;

  2. Clique em “Clientes”, no menu à esquerda da tela;

  3. Selecione a opção “Lista de Clientes”:

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  4. Selecione as classificações:

    1. Ausentes

    2. Em Risco

  5. Clique no botão "Filtrar":

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  6. Você terá a visualização da listagem de todos os clientes inativos do seu negócio.

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  7. Essa é uma excelente oportunidade para mensurar o impacto da perda do gasto médio mensal de cada cliente, assim como suas receitas anuais projetadas.

  8. Outra forma de ficar atento ao quantitativo de clientes inativos do seu negócio é por meio do gráfico no topo da sua lista de clientes:

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  9. Clique em "Editar Configurações" para habilitá-los:

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2. Criando uma segmentação personalizada 🤖

Você pode criar uma segmentação personalizada para encontrar clientes ausentes em determinados períodos de tempo, que façam sentido para o seu negócio. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o seu painel Fidelizi;

  2. Clique em “Clientes”, no menu à esquerda da tela;

  3. Selecione a opção "Segmentações":

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  4. Clique no botão "Criar Nova Segmentação";

  5. Você precisará preencher o nome e a descrição da segmentação:

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  6. Agora, vamos definir os filtros da segmentação.

  7. Neste exemplo, criaremos um filtro de inatividade de 30 dias:

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  8. Veja a composição da segmentação:

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  9. Para criar qualquer outro filtro de inatividade (período diferente) basta apenas mudar a última condicional (tempo).

  10. Com os campos de segmentação preenchidos, basta salvar o filtro:

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  11. A segmentação deve ser utilizada na "Lista de Clientes" do seu painel Fidelizi.


Por quê? ✨

Pense no seu negócio como um balde. A torneira, que goteja acima dele, representa seus novos clientes, enquanto toda a água dentro do balde simboliza seus clientes recorrentes.

Agora, imagine que este balde está furado, com uma série de pequenos furos ao longo de sua circunferência.

São por esses furos que seus clientes recorrentes estão escapando. É fundamental tapar esses buracos no balde para garantir a retenção dos clientes e manter a integridade do seu negócio a longo prazo.

Com o Fidelizi, você supera a falta de visibilidade em relação à estratégia do seu negócio e conta com todas as ferramentas necessárias para estabelecer laços robustos, capazes de manter seus clientes fiéis.

Não dependa exclusivamente das aquisições de novos clientes, que são custosas e, muitas vezes, menos rentáveis. Com as funcionalidades do Fidelizi, você tem a oportunidade de otimizar a retenção, promovendo uma abordagem mais econômica e lucrativa para o crescimento sustentável do seu negócio.


Restaram dúvidas? Assista ao vídeo abaixo:

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